Bancada da cozinha: qual melhor material e estilo?

  maio 13, 2019 8:30 pm , , , , , , , ,

Em uma reforma de imóvel, são muitos sonhos a serem realizados. Alguns desejos já estão bem claros em nossa mente e podemos dizer que temos um “projeto arquitetônico” quase completo. Mas tenho certeza de que um ponto ainda gera muitas dúvidas e normalmente é um dos últimos a ser decidido: a pedra ideal para a bancada da cozinha. A verdade é que, a cada pesquisa, ficamos mais confusos e deslumbrados com as opções que o mercado oferece. A nossa cabeça se enche de perguntas como: qual devo escolher? Qual é a melhor e mais resistente?

Para facilitar a escolha, a dica é anotar todas as vantagens e desvantagens de cada material e procurar o melhor custo-benefício para você, sempre de acordo com o seu estilo e bolso. Xô, dívidas! Confira quais são as pedras mais utilizadas:

Granito

Esta é a pedra mais barata e também a mais encontrada nas casas e apês brasileiros. Entre as suas vantagens, podemos destacar a durabilidade. O granito é uma pedra natural, de material bastante duro e resistente a temperaturas mais altas. Por isso, é muito difícil que ele fique lascado ou riscado. A desvantagem do granito é que ele é um material bem poroso, ou seja, absorve líquidos facilmente e pode manchar rápido. É preciso ter um pouco de cuidado com a limpeza.

Mesmo assim, o granito tem o melhor custo-benefício do mercado e está disponível em várias cores, desde os tons mais neutros, como branco, marrom e preto até os mais ousados, como vermelho, verde e azul. Cada bancada de granito é única, dando um toque personalizado e elegante. Alguns dos tons mais utilizados são o Preto São Gabriel, que traz um ar clássico, e o Branco Itaúnas, super versátil porque é uma peça mais neutra. Este tom de granito deixa a sua cozinha muito elegante.

Corian

Esta pedra sintética, feita com resina acrílica e hidróxido de alumínio, não apresenta emendas e também é antibacteriana. Podemos dizer que ele é um sonho de consumo. O Corian tem alta durabilidade, já que não costuma manchar, lascar nem riscar. E caso isso aconteça, ele pode ser lixado (por um profissional) e ficar como novo!

Este material pode ser moldado no formato que você quiser, e como ele vem em várias cores, se adapta facilmente a todos os estilos. Com a ilusão de uma única pedra contínua sobre a bancada, traz um efeito muito elegante e sofisticado. Faz também um excelente contraponto com aço, madeira e vidro.

Uma desvantagem do Corian é a baixa resistência a temperaturas mais altas: panelas quentes não podem ser colocadas diretamente sobre a bancada, pois o revestimento pode se deformar. E também é uma das pedras mais caras. Prepare o bolso!

Silestone

É feito com cerca de 93% de quartzo e 7% resina de poliéster, muito resistente a riscos e manchas. É antibacteriano, sendo uma opção perfeita para ambientes expostos a bactérias, como a cozinha. Não tem muita resistência ao calor, então é melhor não colocar panelas e assadeiras quentes diretamente no revestimento. É uma das pedras mais caras também, mas tem um preço mais “camarada” do que o Corian.

Possui grande variedade cores (mais de 60!) e acabamentos (polido, fosco e rugoso), trazendo muita personalidade e sofisticação para sua casa ou apartamento. Um dos pontos que mais chama atenção nesta pedra é o seu brilho elegante, que não tem como passar despercebido.

Além disso, o Silestone conta com séries especiais como o Stellar, que tem pequenos cristais em sua composição, dando um aspecto de céu estrelado. Este é um dos mais desejados!

Quartzo

O quartzo pode ser um ótimo substituto do Silestone, já que tem o mesmo efeito e é um pouco mais barato. Esta pedra tem cerca de 94% de quartzo e 6% de resina e é 11 vezes mais resistente do que o granito. A superfície não é porosa, então não mancha facilmente. Além disso, o material é antibacteriano, garantindo higiene total. Como o Silestone, não é recomendado apoiar panelas quentes diretamente sobre a bancada, para não danificar a pedra.

Podemos encontrar em várias tonalidades, trazendo múltiplos estilos para o seu espaço, como um ar clássico, elegante e atemporal com as cores mais neutras. Ou até mesmo um toque de ousadia, deixando a sua bancada despojada, transformando a sua cozinha em um ambiente super criativo. Se quiser uma versão diferenciada, com pequenos pontos de brilho, é possível encontrar pedras deste material com a adição de partículas vitrificadas.

Aço Inox

Fonte: Blog DecorSalteado

O aço inox é um material muito resistente e de fácil limpeza. Por isso, é utilizado em cozinhas industriais e vem ganhando espaço também nas nossas casas, em cozinhas gourmets. Entre as suas vantagens, podemos destacar: alta durabilidade, sustentabilidade (100% reciclável), além de possuir resistência a variações de temperatura e impactos moderados. É preciso tomar cuidado porque ele pode ficar riscado com certa facilidade e é um material de custo um pouco alto.

Como você pode ver na foto, com uma bancada em inox, a cozinha ganha um design mais industrial, trazendo um ar bastante moderno.

Espero ter ajudado você a decidir qual é o material ideal para sua cozinha ficar ainda mais linda. Comente aqui qual você escolheu!

Até a próxima!



 
 

Arquitetura 1, 2, 3

Somos uma plataforma de arquitetura, reforma e gerenciamento de obras inteligente, segura e sem complicação.

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *